Saudosismo...


Isto até tem piada, já agora, podem ir ao cemitério e desenterrar o que sobra do engenheiro Sousa Veloso, para continuar com o programa que teve na televisão, nos anos em que realmente ainda tínhamos agricultura. O abandono da agricultura e das pescas, deve-se exclusivamente à mentalidade do senhor Cavaco Silva, aquando primeiro-ministro, que trocou fundos europeus, pela agricultura e pescas.
Quando nos disseram, peguem lá dinheiro para deixarem de produzir produtos agrícolas e deixarem de pescar, por cada barco de pesca abatido recebem X e por cada hectare de deixem de produzir recebem Y, isso foi uma maravilha. Passado alguns anos, viu-se a asneira que foi feita com essa atitude de trocar produção por dinheiro. Resultado, hoje somos completamente dependentes do estrangeiro no que diz respeito à nossa alimentação.
Cerca de duas décadas depois, o CDS e o PSD, querem impor na RTP um programa tipo TV Rural. Coitado do engenheiro Sousa Veloso, deve andar a dar voltas no seu túmulo, porque correram com ele, por ser um programa considerado fascista e agora estes “nazis”, querem voltar a colocar na grelha de programas da RTP um programa idêntico. Não tenho nada contra o programa, só vê quem quer, assim como eu opto por outro tipo de programas, cada um pode carregar no botãozinho que quiser par ver o que realmente gosta de ver. É preferível um programa sobre a agricultura que a quantidade de novelas que prolifera nos diversos canais, que não dão instrução absolutamente nenhuma aos nossos cidadãos e apenas os adormece para os problemas da vida que estes políticos nos trazem.
O que eu estranho, é que o partido que tem a responsabilidade de agricultura em Portugal ter praticamente desaparecido, venha agora fazer mea-culpa, pelos danos que essa atitude causou ao país. Só que isso não paga os prejuízos causados, porque neste momento podíamos ser auto-suficientes em muitos produtos agrícolas e não somos, porque optamos por estender a mão à caridade em devido tempo.
O erro da governação de Cavaco Silva, apanhou-nos vinte e poucos anos à frente, em que o próprio, diz que temos de nos voltar para a agricultura. Ele o responsável pela destruição da agricultura e da pesca em Portugal, vem agora dizer que devemos voltarmo-nos para o mar e para a terra de cultivo.
São estes economicistas que nos governam que destroem um país e depois não fazem absolutamente nada para tentar recuperar dos erros cometidos. Estes senhores deixam pupilos, que vêm das “Jotas”, quando eles governavam o país, mas que dentro do Partido não ensinaram democracia, os livros que por lá havia, deviam ser do templo do Hitler e passaram a ser seguidores dessa ideologia Nacional-Socialista Hitleriana.
-“Que Deus lhes perdoe, porque eu já não sou capaz”!
    

PSD e CDS levam ao Parlamento uma espécie de TV Rural
ROMANA BORJA-SANTOS, SOFIA RODRIGUES e MARIA LOPES 31/01/2013 - 10:06
Em cerca de 30 minutos, a Assembleia da República vai revisitar nesta quinta-feira os prós e os contras de a RTP recuperar um programa como o TV Rural. A proposta de um programa assim é do PSD e do CDS-PP, que submeteram um projecto de resolução, a que os restantes partidos já se opuseram.
A maioria parlamentar PSD/CDS-PP recomenda ao Governo, num projecto de resolução que será debatido nesta quinta-feira no Parlamento, a recuperação de um programa televisivo da RTP do tipo TV Rural (emitido entre 1960 e 1990) como forma de cumprir o serviço público. Toda a oposição condena a medida considerando-a uma “ingerência” na programação da televisão do Estado.
O projecto de resolução do PSD e do CDS-PP (disponível em PDF) recomenda ao Governo que “promova a realização e a emissão em canal aberto de serviço público de um programa televisivo semanal sobre Agricultura e Mar”. A ideia dos proponentes é que tal programa contribua para divulgar e “estimular iniciativas de criação local de pequenas unidades com actividades conexas ao sector primário”. E que promova “um mundo rural nacional, cada vez mais distante dos grandes centros urbanos" bem como "a aproximação dos produtos ao mercado e destes aos consumidores”.
“A ideia é voltar a ter um programa de informação sobre agricultura e pescas do qual todos se recordam, numa altura em que estamos a apostar neste sector, que é dos poucos da nossa economia que estão a crescer. Será mais uma ferramenta ao serviço do sector primário”, tinha explicado o deputado social-democrata Pedro do Ó Ramos, um dos autores da iniciativa que será debatida na tarde desta quinta-feira.
O parlamentar aludia ao programa TV Rural, transmitido durante 40 anos pela RTP e que chegou a ser um dos de maior longevidade na Europa. O ínicio do programa de despedida, apresentado como sempre por Sousa Veloso, pode ser recordado no Youtube.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viva a petinga e os jaquinzinhos

Cavaco e agricultura, após o X Governo Constitucional

A dança das cadeiras